28 setembro 2010

POETA CONVIDADO: GUTO LEITE

Inserido no clima gaúcho
Guto Leite está entre nós. Para quem ainda não o conhece, apresento: nasceu em Minas Gerais, é Linguista pela Unicamp e vive em Porto Alegre, por conta de uma especialização e um mestrado em Literatura Brasileira na UFRGS.

Tem quatro livros de poesia publicados: "zero um" (2010), "Poemas Lançados Fora" (7 Letras, 2007), "Sintaxe da Última Hora" (Scortecci, 2006) e "Reflexos"(FEME, 2000), além de premiações em concursos literários e presente em diversas coletâneas.

Cantor e compositor da banda Brique, grava seu primeiro CD em setembro deste ano. Premiado em festivais junto à banda Abracabrália, também como cantor e compositor, faz parte da mesma desde 2007. Pesquisa, na academia, a obra de Noel Rosa.

Roteirista dos filmes de curta-metragem "Estado Senil" (2009), "Revés" (2008) e "Bons sonhos, Maria"(2006). Argumentista da personagem Júlio César, que foi publicado pela primeira vez em setembro pela revista independente "Eixada". Dramaturgo, contista e romancista ainda inédito.

Aqui no RS, participou do projeto Alegria da Influência, com o poeta Paulo Seben, evento produzido pelo Jornal Vaia na Palavraria; conquistou assento no programa Dois Pontos, da Rádio Universidade (quartas, 13:30-14h), junto aos professores Luís Augusto Fischer, Homero Araújo e outros (no qual o conheci), e tem seu último livro à disposição nas livrarias.

Abaixo, três poemas de “zero um”, título que na capa do livro surge como ZER/ UM/ O, ante um fundo de zeros.

Ah, com todo esse currículo, ninguém se engane, Guto é de 1982.

Que seja bem-chegado!

Marcadores:

3 Comments:

Blogger Paulo Seben disse...

Grande Guto!

28/9/10 21:54  
Anonymous Anônimo disse...

bacana o olhar estrangeiro
sobre a cidade e a menina.
bj,

lúcia

30/9/10 00:45  
Anonymous Marilice Costi disse...

Prezado Guto, além de descobrir a delicadeza e a competência do Sidnei no blog, encontrei você, com o poema Cuidado... Gostei muito. Sou editora da revista O CUIDADOR... e pergunto o que mais tens com esse olhar de quem cuida intermitentemente. Porque o olhar masculino é importante na vida feminina do cuidado... Homens também cuidam... Quebramos paradigmas... Cuidar não é só do feminino.
Abraço
Marilice Costi

30/4/11 09:09  

Postar um comentário

<< Home