04 novembro 2009

20 NOV LANÇAMENTO OLIVEIRA SILVEIRA

Poemas, de Oliveira Silveira, será lançado dia 20/Nov, na Casa de Cultura Mário Quintana, Sala A2-B2, 19 horas.

Palmares é Angola Janga.
Nem é só Zumbi ou Ganga
Zumba, senhores, Palmares
Não é só um, são milhares.

Oliveira Silveira.

A Associação Negra de Cultura (ANdC) selecionou 20 nomes para contribuírem na edição do livro Poemas, de Oliveira Silveira, que será lançado na Casa de Cultura Mário Quintana, Sala A2/B2, no dia 20 de novembro de 2009, sexta-feira, às 19h. A publicação busca homenagear o grande poeta e ativista do Movimento Negro, falecido em 1º de janeiro passado, que partiu aos 67 anos de idade, deixando uma obra a ser lida e reconhecida. Participam do evento o sociólogo Edson Lopes Cardoso, editor do jornal Irohin, de Brasília, os escritores Cuti e Oswaldo de Camargo, de São Paulo, que abordarão a obra e a militância do poeta, os atores Vera Lopes e Sirmar Antunes, apresentando um recital de poesias de Oliveira Silveira, e o Coral do Cecune.

“Se hoje no Brasil estamos, em uma posição melhor do que nossos antepassados quando aqui chegaram, é porque aprendemos com eles a nos ajudar, isto é, no revezamento simbólico (4x100) soubemos passar o bastão”, comenta Jorge Fróes, Secretário Cultural da ANdC. “Mais do que a memória de Oliveira Silveira, são suas palavras, nelas, há forças que precisam continuar a serem repassadas, são palavras vivas”, complementa.

Formado em Letras (Português e Francês) pela UFRGS, Oliveira Silveira nasceu em Rosário do Sul, município situado na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, em 1941, tendo sido criado na zona rural, na Serra do Caverá. Foi poeta, ensaísta, músico e ativista do Movimento Negro, além de ter o mérito de ter sugerido a evocação do 20 de Novembro lançado e implantado no Brasil pelo Grupo Palmares, a contar de 1971, e que posteriomente, em 1978, o Movimento Negro Unificado identificou como Dia Nacional da Consciência Negra.

Publicou, entre outros, Germinou, Porto Alegre, 1968; Banzo, Saudade Negra, Porto Alegre, 1970; Pêlo Escuro, Porto Alegre, 1977; Roteiro dos Tantãs, Porto Alegre, 1981; Anotações à Margem, Porto Alegre, 1994. Todos livros de poesia. Seus poemas também foram traduzidos, entre outras línguas, para o inglês e o alemão, e essas traduções apareceram respectivamente na revista Callaloo,The Johns Hopkins University Press, 1995, e na antologia Schwarze Poesie, Edition Diá, 1988. Entre 2004-2006, foi conselheiro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. O livro “Poemas” estará à venda no evento por R$ 20,00.

Editores participantes: Antonia Marisa Carolino, Clélia Eunice Ferreira Machado, Elaine Oliveira Soares, Eliane Maria Severo Gonçalves, Eloy Dias dos Angelos, Evandoir Santos, Giane Vargas Escobar, Jones Lopes da Silva, Juarez Ribeiro, Maria Conceição Lopes da Fontoura, Maria Silveira Marques, Marieta Silveira, Naiara Rodrigues Silveira, Nilo Feijó, Ronald Augusto, Sátira Machado, Sílvia Maria Prado da Silva, Vera Lúcia Lopes, Vladimir Rodrigues, Zelma Madeira.

[clique na foto para ampliar]