A idéia é expor poemas e traduções de poesia toda vez que eu regar meus cactos e a zamioculgas africana.
21 março 2009
MIGUEL TORGA, UM POEMA
O contista português Miguel Torga, célebre pelos livros Bichos, Contos da Montanha e Novos Contos da Montanha, também produziu poemas. Anotados em cadernos a que chamou Diários, são menos conhecidos, nem por isso dispensáveis. Na juventude, Torga viveu alguns anos no Brasil, em Minas Gerais, retornando depois ao seu país. O poema abaixo está no livro Miguel Torga, Antologia Poética, 2ª ed. aumentada, Coimbra: Coimbra, 1985. 490 p. Nunca ouviu falar e quer conhecer? Comece lendo Bichos, o conto Vicente é ótimo, e um clássico.
CONFIANÇA
O que é bonito neste mundo, e anima, É ver que na vindima De cada sonho Fica a cepa a sonhar outra aventura... E que a doçura Que se não prova Se transfigura Numa doçura Muito mais pura E muito mais nova...
Sidnei Schneider é poeta, contista, tradutor de poesia e ensaísta. Publicou os livros "De rua e sangas" (Umespa, 2018, 2a. ed. 2019, contos), "Andorinhas e outros enganos" (Dahmer, 2012, Amazon, 2020, contos), "Quichiligangues"(Dahmer, 2008, poesia), "Plano de Navegação" (Dahmer, 1999, poesia) e "Versos Singelos/José Martí"(SBS, 1997, tradução). Participa de "Poesia Sempre" (Biblioteca Nacional/MinC, 2001), "Antologia do Sul" (Assembléia Legislativa, 2001), "O Melhor da Festa"(Nova Roma, 2009; Casa Verde, 2010), "Moradas de Orfeu" (Letras Contemporâneas, Florianópolis, 2011), entre outras publicações. 1º lugar no Concurso de Contos Caio Fernando Abreu, UFRGS, 2003 e 1º lugar em poesia no Concurso Talentos, UFSM, 1995. Participou do projeto ArteSesc, membro da Associação Gaúcha de Escritores.
1 Comments:
Sidnei,
venho ler e conhecer um poema de Miguel Torga aqui.
"O que é bonito neste mundo, e anima"
e no final esse:
"E muito mais nova..."
puxa vida, legal!
Postar um comentário
<< Home