03 janeiro 2009

POEMAS GRAVADOS

Lançamento da coletânea de estampas
e abertura da exposição de gravuras e poesias

8 de janeiro, quinta-feira, 19 horas,
Palavraria - Rua Vasco da Gama, 165

Na próxima quinta-feira, dia 8 de janeiro, acontece a abertura da exposição de gravuras e poesias, e o lançamento da coletânea de estampas Poemas Gravados. Produto da leitura de doze artistas plásticos sobre os poemas de doze poetas, através de diferentes técnicas de gravura, esse trabalho conjunto iniciou com uma exposição durante a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre. Organizado pela artista plástica Anico Herskovits e pelo poeta Sidnei Schneider, o evento começa às 19 horas, na Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165).

São xilogravuras, litografias, gravuras em metal e digitais, que além de ficarem expostas até o dia 06 de fevereiro, serão disponibilizadas em 100 conjuntos numerados, impressos em gráfica digital, com capa-título em xilogravura, a preços bastante acessíveis. Os visitantes da exposição ainda concorrerão, mediante cupom, a gravuras impressas segundo a técnica original, a serem sorteadas no último dia, ampliando significativamente o acesso à arte.

Segundo os organizadores, depois da exposição inaugural no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, durante a última Feira do Livro de Porto Alegre, a ideia foi dar prosseguimento à frutífera parceria: “acreditamos que o resultado desse diálogo, quando a cada instante a gravura se transforma em poema e o poema em gravura, renova a rede sígnica e possibilita ampliar o gozo estético”.

Os respectivos pares, poeta e gravador, são formados por Alexandre Brito-Arlete Santarosa (Xilogravura), Élvio Vargas-Marcelo Monteiro (Xilogravura), Jaime Medeiros Jr-Miriam Tolpolar (Litografia), Jorge Rein-Rodrigo Pecci (Gravura em Metal), José Antônio Silva-Mabel Fontana (Litografia), José E. Degrazia-Marta Loguércio (Gravura Digital), José Weis-Anico Herskovits (Xilogravura), Laurene Veras-Jane Machado (Litografia), Liana Timm-Fernanda Soares (Gravura Digital), Neli Germano-Inói Varela (Litografia), Sidnei Schneider-Raquel Lima (Gravura em Metal) e Telma Scherer-Paulo Chimendes (Litografia). Durante o evento, cada poeta dirá o seu poema e o artista plástico fará um pequeno comentário sobre a obra.


Serviço:

Título: Poemas Gravados
Org.: Anico Herskovits e Sidnei Schneider
Editoração: Fabriano Rocha
Gráfica: UFRGS
Capa: Anico Herskovits
Edição: 100 exemplares numerados
Nº Estampas: 13
Formato: A4
Papel: Sulfite 120g/m²
Data: Janeiro 2009

Acima, litografia de Miriam Tolpolar.

1 Comments:

Blogger Juliana Meira disse...

..e foi bem legal estar lá!

poemas e gravuras afinadíssimos!

bjs e abs

22/1/09 16:45  

Postar um comentário

<< Home