08 maio 2008

ÍNTEGRA DA ENTREVISTA AO 'JORNAL DA UNIVERSIDADE' SOBRE O 'PORTO ALEGRE DÁ POESIA'


Como um dos responsáveis pela organização do PortoPoesia (anual) e do Porto Alegre Dá Poesia (evento de seis dias em comemoração à semana de Porto Alegre, no final de março), dei a entrevista a seguir para o jornalista Marcelo Spalding, do Jornal da Universidade (UFRGS). Publicados alguns trechos, como é o usual, na edição de Abril/2008, deixo-a registrada aqui na íntegra, para dirimir eventuais dúvidas ou mal entendidos.

Sidnei Schneider


Jornal da UFRGS: Por que temos nessa época do ano uma proliferação de eventos literários (FESTIPOA, Porto Alegre Dá Poesia, Semana da Poesia de Cachoeirinha)?

Sidnei: A cidade está cheia de eventos, grupos, oficinas e saraus de poesia, o que é muito bom para todos. E é ótimo que isso se estenda para as cidades vizinhas. De uns anos para cá a movimentação cresceu. Baseados nisso realizamos o PortoPoesia em 2007, buscando reunir num só encontro todas as tribos e poetas e dar visibililidade à poesia aqui produzida. Em preparação ao 2º PortoPoesia, o grande evento anual de 22 a 28 de setembro de 2008, realizaremos uma série de outros, sendo o Porto Alegre Dá Poesia, comemorativo à Semana de Porto Alegre, tão somente o primeiro. É um projeto permanente de discussão e divulgação da poesia, e a cada atividade novos poetas são incorporados.

Jornal da UFRGS: Como surgiu a idéia de realizar o Porto Alegre Dá Poesia? Vocês tinham conhecimento do FESTIPOA?

Sidnei: A idéia do Porto Alegre Dá Poesia surgiu no final do ano passado. Faríamos leituras de poemas no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, mas como estávamos realizando reuniões regulares para a edição de um jornal de literatura e arte, também chamado PortoPoesia (aguardem!), com um amplo Conselho Editorial, a idéia cresceu até a proposta atual, com painéis, debates, leituras e apresentações durante a semana inteira, e o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura.

Em Porto Alegre temos vários teatros, galerias de arte, cinemas, tudo funcionando concomitantemente, mas se ocorrem dois eventos literários durante uma semana isso causa espanto. É preciso perguntar por quê. Eu, que faço parte da organização de um e fui convidado para participar do outro, posso falar: não passou pela cabeça de ninguém alterar as datas, por acaso coincidentes em alguns dias. No 1º PortoPoesia programamos até três atividades simultâneas, porque o público tem interesses distintos e sabemos disso. Nosso empenho se orienta para dar vazão a esse gênero tão pouco valorizado pelos meios de comunicação e pelo poder público que é a poesia, inversamente proporcional ao seu prestígio. É um serviço de utilidade pública, desacostumar da inércia os que achavam que Porto Alegre não comportava esse tipo de coisa, e mostrar que a poesia tem o seu espaço e amplia sua função social quando bem atendida e veiculada. Se depender de nós, a cidade não será mais a mesma.

Jornal da UFRGS: Na opinião de vocês, esse tipo de evento consegue formar leitores e alavancar a carreira de escritores locais?

Sidnei: O PortoPoesia atrai um público interessado e pouco assistido em termos de eventos de poesia. Forma um leitor que não é um leitor qualquer, mas com visão crítica da realidade e da literatura, e com uma perspectiva humanizada. Quanto aos autores, poeta não tem alavanca nem carreira, tem é obra. Se ela se sustenta ou não, isso dependerá de muitos fatores, entre os quais trabalho e sensibilidade. Não há evento ou mídia que façam um poeta, ainda que alguém possa acreditar nisso, do mesmo modo que uma mentira repetida mil vezes cedo ou tarde se esgarça. O que esse tipo de evento se propõe é esmiuçar, trazer para perto e divulgar a obra de autores vivos ou mortos, valorizando os bons poetas daqui.


Para ler a reportagem: Jornal da Universidade

Marcadores: , , ,

3 Comments:

Blogger marcus minuzzi disse...

então, cumpadi sidnei, como vão as coisas? tá beleza o blogue! perco esses momentos todos em porto alegre, uma pena. outra hora passo aqui para ler com mais calma. grande abraço a todos.

14/5/08 23:58  
Blogger Renato de Mattos Motta disse...

Realmente, a entrevista na íntegra é muito esclarecedora! Indispensável.
No mais, o blogue está massa.

mas... o quê são quichiligangues?

16/5/08 10:33  
Blogger Manu disse...

De fato, p q nos espantamos qd há 2 eventos concomitantes de literatura? Para mim o problema é que eu gostria de ter praticipado dos dois (no final não aproveitei nenhum pq estava bem gripado).

E isso é uma idéia interessante: poeta não tem carreira, nem alavanca, tem obra que se sustenta ou não. Apesar de, em algumas situações, o autor conquistar oportunidades pelo currículo, o que irá mantê-lo é tão somente a obra.

Amplexos (( ))

1/6/08 09:00  

Postar um comentário

<< Home