01 dezembro 2009

POEMA "CARTILHA" EM AGENDA 2010

O Livro da Tribo, agenda editada em São Paulo e comercializada nacionalmente, traz poemas de 64 autores na edição 2010. Mais uma vez participo, junto a poetas como Lau Siqueira, Ulisses Tavares, Leila Mícolis, Ricardo Mainieri, Liria Porto, Cairo Trindade e outros.

"Cartilha, um poema em /a/, propõe que a palavra seja apenas um vasto caminho para a/ mais laica ação imuninada", escreveu Arthur Hentz nas orelhas do livro Plano de Navegação.

A visão crítica da função e do alcance da palavra, evidentemente, não retira desta aquilo a que se referiu Freud (1935) diante da expansão nazista, em carta de congratulações ao sexagésimo aniversário de Thomas Mann: “não são por acaso atos as palavras de um autor?” O nazismo já se estendia sobre a Áustria, e Freud dizia ao grande escritor alemão acreditar que este jamais escolheria outro caminho que não o da justiça, postulando a necessidade de indicá-lo também aos outros através de suas palavras (desnessário dizer que não se derrotaria o horror e a ação bélica dos nazistas apenas com elas). Thomas Mann não o decepcionou: emigrou para os Estados Unidos e participou ativamente do movimento intelectual contra o nazi-fascismo. (Ver MENEGHINI, Luís Carlos. Freud e a literatura. Porto Alegre: UFRGS, 1972, p. 49).

.....CARTILHA

.....na palavra
..ama a casa
......manada pastando paisagens.
vasto caminho para a
.....mais laica ação iluminada.

......da palavra
...não aguardes nada:
...........................faz.

.....Sidnei Schneider


Há várias opções de capa. Miolo
colorido com poemas
e imagens.

3 Comments:

Anonymous marcus minuzzi disse...

Saudações, Sidnei. Também daqui acompanho a movimentação do nosso Porto de Poesia e vejo muita coisa que me deixa feliz, incluindo teu trabalho. Para o fim do ano, provável que estejamos em Porto Alegre. Quem sabe combinamos uma conversa. Abraços.

2/12/09 14:44  
Blogger jose virgílio disse...

e aí schneider, tudo certinho? deu saudade. que citação bacana ganhaste no blog da telma! abraços, virgílio.

16/12/09 12:22  
Blogger líria porto disse...

oi, sidnei - aqui cheguei por acaso, então te deixo um abração, meu companheiro de livro da tribo.

17/2/10 19:48  

Postar um comentário

<< Home