01 abril 2007

CRESCEM VISITAS MENSAIS AO BLOGUE



De dez. 2005 a dez. 2006, o Umbigo do Lago permaneceu estacionário, sem novas postagens. Durante esse período, o número de visitas oscilou em torno de 100 por mês. Desde então, cresceu vertiginosamente: nesse mês de março, 748 visitantes assessaram 1.512 páginas do blogue. Os gráficos acima referem-se ao penúltimo dia do mês, daí ligeira discrepância com os números aqui referidos.

A entrada se dá, quase totalmente, através de sites de busca como o Google. Quanto mais pessoas acessam o blogue mais ele aparece no princípio da página inicial da busca. Isso justifica a progressão logarítmica dos acessos.

No Brasil, as principais cidades de origem dos visitantes são Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Pessoas dos cinco continentes, da Islândia a Angola, dos EUA à China, da Nova Zelândia ao Peru, também entram no blogue, perfazendo entre 12% e 24% dos acessos. Afora a América do Sul, quase sempre a Europa lidera. Dos países de língua portuguesa, depois do Brasil, Portugal. Tais visitas têm duas razões principais: a)existem falantes do português espalhados pelo mundo todo, b) o blogue apresenta traduções de outras línguas acompanhadas do original.

O medidor estatístico foi implantado bem depois da inauguração do blogue - não recordo a data, nem ela está registrada - mas até esse instante 3.409 pessoas visitaram 5.878 páginas do Umbigo do Lago.

Bem, amigos e desconhecidos, só posso dizer uma coisa, muito obrigado, sintam-se em casa.