22 março 2007

GERALDO BESSA-VICTOR

BATUQUE

Marimbas, ngomas, zabumbas,
guizos, quissanges, chigufos...
Batuque doido – loucura
regada pelos marufos...

Bailados sensuais, ardentes;
perturbante orquestração;
canções sentidas, dolentes,
que brotam do coração.

E essa marimba, que toca
Com mais força, bem mais forte,
É mesmo a alma da raça
Espantando a própria morte!

E aquele negro, que canta
Com mais calor e paixão,
É mesmo a voz do prazer
Disfarçando a escravidão!

E aquela negra, que dança
mais esbelta e mais torcida,
é mesmo a imagem do Sonho
fazendo bailar a vida!

O batuque me atordoa.
E eu me encanto e me confundo
Nesta loucura que voa
e soa longe do mundo...

E sinto dentro da alma
este batuque sem fim!
Eu sinto bem o batuque
a gritar dentro de mim!

Ao Som das Marimbas, 1943

1 Comments:

Blogger Sidnei Schneider disse...

só a palavrinha "disfarçando", ao que me parece, não está legal, rebaixa um tanto a luta do povo negro. (observação do postador)

22/3/07 14:25  

Postar um comentário

<< Home