09 novembro 2005

POETA CONVIDADO: RONALD AUGUSTO


FISSURAS DE LINGUAGEM

1.
esta é a última semana mesmo
depois partir rumo ao meu tempo
(tempo cada vez mais seco
no chão não assusta o esterco:
enxuto o sol lhe foi extremo
a umidade teve bom termo)

estava a procurar um termo
não de todo limpo nem isento
de gralhas para dizer a tempo
de não sonhar o que a custo zero
pulsou em meu vulto-pensamento
mas só virtualmente marquei tento
não consegui conduzi-lo ao vento
dizer-lhe: rua
..........................vai ao sereno

entendi vão todo movimento
no tocante a este momento
difícil significar a esmo
o que era no fundo não lembro
uma idéia meia-sola sestro
nada que merecesse um metro
rimas de lado a lado um erro


2.
faltando três horas e pouco
o que posso dizer que não
seja arremate de louco?
faltando três horas de estrada
posso costurar breves panos
anos doidos com linha magra

posso perguntar pelo início:
por que você foi tão confuso?
respondo: lia des(a)tino
pois minha mão não anotava
de outro modo o meu destino

erros estocásticos são
comuns em semelhante ofício
talvez eu tenha ido longe
longe demais nesta fissura
de linguagem


de Confissões Aplicadas,
Porto Alegre: AMEOP, 2004.

Marcadores: