28 abril 2009

O MELHOR DA FESTA, O LIVRO

Lançado no último 22 de abril, na abertura da 2ª FestiPoa Literária, o livro O melhor da festa reúne textos de 36 autores que participaram do evento no ano passado. Fernando Ramos, responsável pelo FestiPoa e editor do jornal Vaia, é o organizador da edição, que traz poemas, contos, crônicas e ensaios, numa significativa mostra do que se produz em Porto Alegre.

Participo com um conto, Na Faixa de Gaza, sacudindo as tranças, ilustrado por Guilherme Moojen, responsável pelo projeto gráfico. Até o momento, sei que o livro está à venda na Palavraria (Vasco da Gama, 165), Letras & Cia (Oswaldo Aranha, 444) e Nova Roma (Gal. Câmara, 394), em Porto Alegre.

Autores: Alexandre Brito, Alexandre Florez, Augusto Bier, Caio Riter, Carpinejar,Celso Gutfreind, Christian David, Dedé Ribeiro, Diego Petrarca, Donaldo Schüler, Etienne Blanchard, Éverton Behenck, Flávio Ilha, Henrique Schneider, Hermes Bernardi Jr, Ítalo Ogliari, Laurene Veras, Leandro Dóro, Lima Trindade DF/BA, Luís Augusto Fischer, Luís Dill, Luiz Antonio de Assis Brasil, Luíz Horácio, Marcelino Freire PE/SP, Marcelo Benvenutti, Marcelo Spalding, Marco de Menezes, Marô Barbieri, Paulo Bentancur, Pedro Gonzaga, Reginaldo Pujol Filho, Ricardo Silvestrin, Richard Serraria, Sandro Ornellas DF/BA, Sidnei Schneider e Telma
Scherer.

O melhor da festa, Porto Alegre: Nova Roma, 2009. 136 p.
Preço: R$ 21,00

Marcadores: ,

25 abril 2009

'CIDADE POEMA' INVADE PORTO ALEGRE





Clique na imagem para ampliar
30 busdoors como o ao lado, outdoors e bolachas de cerveja com poesia, apresentação de poetas em escolas e hospitais, concurso literário: o projeto Cidade Poema, organizado por Laís Chaffe com diversas parcerias, invade Porto Alegre. Parabéns, Laís!

23 abril 2009

2º FESTIPOA LITERÁRIA - 2009 - CLIPAGEM 7

24/04 (sexta), 16h, na LETRAS & CIA, Av. Oswaldo Aranha 444: Debate e leituras: “O prazer do poema” ANA MARIANO, SIDNEI SCHNEIDER, MARIA REZENDE (RJ) e LUIS PIMENTEL (BA/RJ) falam sobre o prazer da escrita e da leitura de poesia.
Clique na imagem para ampliar Zero Hora_21[1].04.2009_Segundo Caderno_capa
Clique na programação para ampliar
Zero Hora_21[1].04.2009_Segundo Caderno_pag3

Assessoria de Imprensa: Sarah Goulart MARIA CULTURA sarah@mariacultura.com.br 51 3207 8463 e 51 9108.7621

19 abril 2009

LANÇAMENTO LIVRO "O MELHOR DA FESTA"

A obra reúne poemas, contos, crônicas e ensaios inéditos de 36 autores que participaram da primeira edição da FestiPoa Literária, em 2008. Lançamento nessa quarta, 22/04, clique para ampliar.
Autores

Alexandre Brito
Alexandre Florez
Augusto Bier
Caio Riter
Carpinejar
Celso Gutfreind
Christian David
Dedé Ribeiro
Diego Petrarca
Donaldo Schüler
Etienne Blanchard
Éverton Behenck
Flávio Ilha
Henrique Schneider
Hermes Bernardi Jr
Ítalo Ogliari
Laurene Veras
Leandro Dóro
Lima Trindade DF/BA
Luís Augusto Fischer
Luís Dill
Luiz Antonio de Assis Brasil
Luíz Horácio
Marcelino Freire PE/SP
Marcelo Benvenutti
Marcelo Spalding
Marco de Menezes
Marô Barbieri
Paulo Bentancur
Pedro Gonzaga
Reginaldo Pujol Filho
Ricardo Silvestrin
Richard Serraria
Sandro Ornellas DF/BA
Sidnei Schneider
Telma Scherer

Marcadores:

12 abril 2009

2º FESTIPOA LITERÁRIA: ABERTURA 22/ABRIL

22/04 Quarta, 19h: Participo do lançamento do livro O melhor da festa, no qual tenho um conto, na Letras & Cia, Av. Oswaldo Aranha, 444.
24/04 Sexta, 16h: Converso sobre O prazer da poesia com Luís Pimentel (BA/RJ), Maria Rezende (RJ) e Ana Mariano (RS), na Letras & Cia, Av. Oswaldo Aranha, 444.
24/04 Sexta, 20h: Participo do Verbalada Portátil Nº 4, dia 24/o4 (sexta), 20h, no Sintrajufe, Rua Marcílio Dias, 660.
Veja toda a Programação.

VÍDEO ALEGRIA DA INFLUÊNCIA

2º FESTIPOA LITERÁRIA: 22 a 25 Abril

Estarei conversando sobre O prazer da poesia com Luís Pimentel (BA/RJ), Maria Rezende (RJ) e Ana Mariano (RS), no dia 24 de abril (sexta), às 16h, na Livraria Letras & Cia (Av. Oswaldo Aranha, 444). Participo do livro O melhor da festa, com lançamento dia 22 de abril (quarta), às 19h, também na Letras & Cia. E estarei na Verbalada Portátil Nº 4, no Sintrajufe (R. Marcílio Dias, 660), dia 24/o4 (sexta), às 20h. Veja toda a Programação.

A FestiPoa Literária chega a sua segunda edição entre 22 e 25 de abril, consolidando-se como um dos mais prestigiados eventos culturais de Porto Alegre. Neste ano, serão quatro dias em que mais de 60 escritores, poetas e artistas debaterão a literatura contemporânea. A programação é gratuita e contempla palestras, saraus, leituras, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, de cinema, performances, shows, além de mesas de bate-papo sobre os mais diversos assuntos: prosa e poesia, literatura infantil, letra de música, poesia visual, humor gráfico, literatura e educação.

Entre as novidades desta edição do evento, está o lançamento da antologia “O melhor da festa” (Editora Nova Roma, 134 páginas, R$ 20,00), marcado para a abertura do evento, no dia 22 de abril, às 19h, na livraria Letras & Cia. Trata-se de um livro publicado especialmente para a ocasião. A obra reúne poemas, contos, crônicas e ensaios inéditos de 36 autores que participaram da FestiPoa Literária no ano passado, entre os quais Donaldo Schüler - escritor homenageado da FestiPoa 2008 - Luiz Antonio de Assis Brasil, Fabrício Carpinejar, Marcelino Freire e Luis Augusto Fischer. De acordo com Fernando Ramos, idealizador do evento, a publicação deverá tornar-se tradição a cada edição da FestiPoa.

A FestiPoa Literária é uma realização do Jornal Vaia em parceria com as livrarias Letras & Cia e Palavraria. Entre os participantes confirmados estão: Altair Martins, Ana Mariano, Arthur de Faria, Caio Riter, Carol Teixeira, Cássio Pantaleoni, Claudio Levitan, Cris Cubas, Diego Petrarca, Edgar Vasques, Fabrício Carpinejar, Gláucia de Souza, Ítalo Ogliari, Jorge Bucksdricker, Jorge Herrmann, José Antonio Silva, Laís Chaffe, Leandro Dóro, Leonardo Marona, Luís Augusto Fischer, Luís Pimentel, Luíz Horácio, Marcela Marco, Marcelo Spalding, Márcia Ivana Lima e Silva, Maria Rezende, Monique Revillion, Natália Bandeira, Nelson Coelho de Castro, Olavo Amaral, Paulo Tedesco, Ricardo Silvestrin, Rubem Penz, Sidnei Schneider e Telma Scherer.

O evento ocorre nas livrarias Palavraria (Av. Vasco da Gama, 165) e Letras & Cia (Av. Osvaldo Aranha, 444), Espaço Cultural Casa dos Bancários (Rua Gen. Câmara, 424) e CineBancários, no Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (Rua Riachuelo, 1257), In Sano Pub (Rua Lima e Silva, 601), no Sintrajufe - Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Rua Marcílio Dias, 660) e no espaço Ox do Bar Ocidente (Rua João Telles, esquina com a Av. Oswaldo Aranha).

Inscrições para a oficina de humor gráfico com Edgar Vasques, podem ser realizadas pelo e-mail jornalvaia@gmail.com, ou pelo fone (51) 9892-3603.

09 abril 2009

UNIVERSIDADE RECOMENDA ARTIGO DO BLOG

A Universidade Estácio de Sá (RJ) recomenda a leitura de artigo do Umbigo do Lago, como se pode verificar em seu site:

"Aula 5: Características estéticas: um encontro com José Martí e Rúben Darío
http://umbigodolago.blogspot.com/2007/05/jos-mart-o-singelo-vigor-do-ao.html
(Excelente artigo! Nele você encontra toda a vida literária e política do escritor José Martí. É preciso Ler!) "

O artigo é o mesmo que repercutiu no Senado Federal, durante sessão que comemorou os 155 anos de José Martí, através do pronunciamento do senador Inácio Arruda (ver)

01 abril 2009

7º SARAU LITERÁRIO ZONA SUL

Um belo evento o 7º Sarau Literário Zona Sul, organizado pela contista e tradutora Cristina Macedo. Participei como poeta convidado, diante de uma casa de sessenta lugares repleta, e Cristina dividiu comigo a tarefa de apresentar uma retrospectiva do meu trabalho e de algumas traduções, entre inéditas e publicadas.

Seguiu-se a inovação da dança no contexto do Sarau, com o casal de bailarinos de tango Daniel Carlos e Evani Wolff, bastante competentes e aplaudidos. E diga-se que o tango hoje faz parte das referências musicais de boa parte da gurizada mais intelectualizada da cidade, gente aí com vinte e poucos anos, via filmes argentinos e bar Odeon.

Entre os presentes, poetas como Paulo Roberto do Carmo, José Eduardo Degrazia, Eliane Marques e o compositor Vítor Lobato. Destaque também para a acolhedora recepção do Miragem Vídeo Café (Cel. Marcos, 2296), através da Andréia e sua equipe.

Aguardemos o próximo!
Fotos do portal ZonaSul Online

Marcadores: