23 março 2009

7º SARAU DA ZONAL SUL: 31/03 ÀS 19:30 h

Sidnei Schneider é o poeta convidado da 7ª edição do Sarau Literário Zona Sul, que acontece dia 31 de março (terça-feira), às 19:30h, no Miragem Vídeo Café, Av. Cel. Marcos, 2296, em Ipanema. O encontro mensal é organizado por Cristina Macedo, tradutora da poeta Sylvia Plath, e contará com o casal de bailarinos de tango Daniel Carlos e Evani Wolff. Será uma retrospectiva dos últimos 20 anos do autor, desde os livros artesanais até Plano de Navegação e Quichiligangues, passando por suas traduções da poesia de Julio Cortázar e Lord Byron, entre outros. Já participaram do evento os poetas Ademir Assunção (SP), Rodrigo Garcia Lopes (PR), Paulo Roberto do Carmo, Liana Timm, Sérgio Napp, José Eduardo Degrazia, Élvio Vargas e músicos convidados. Entrada franca.

Marcadores:

21 março 2009

MIGUEL TORGA, UM POEMA

O contista português Miguel Torga, célebre pelos livros Bichos, Contos da Montanha e Novos Contos da Montanha, também produziu poemas. Anotados em cadernos a que chamou Diários, são menos conhecidos, nem por isso dispensáveis. Na juventude, Torga viveu alguns anos no Brasil, em Minas Gerais, retornando depois ao seu país. O poema abaixo está no livro Miguel Torga, Antologia Poética, 2ª ed. aumentada, Coimbra: Coimbra, 1985. 490 p. Nunca ouviu falar e quer conhecer? Comece lendo Bichos, o conto Vicente é ótimo, e um clássico.

CONFIANÇA

O que é bonito neste mundo, e anima,
É ver que na vindima
De cada sonho
Fica a cepa a sonhar outra aventura...
E que a doçura
Que se não prova
Se transfigura
Numa doçura
Muito mais pura
E muito mais nova...

Cântico do Homem, 1950.
Miguel Torga, 1907-1995

19 março 2009

BADI ASSAD

A incrível vocalização de Badi Assad, com percussão bucal e melodia gutural a um só tempo. Não é brincadeira nem truque de gravação, ela apresentou a mesma música aqui em Porto Alegre, no Unimúsica da Ufrgs, e usou a técnica também em Solais (espécie de promontório de pedra diante do abismo, em português de Portugal). De arrepiar!